Informações

Começa em: 11/03/2021 as 20:00:00
Termina em: 11/03/2021
Carga Horária: 1 horas
Público Alvo: Artistas Independentes, Coletivos, Comunidade, Educadores/Professores
Área: Cidadania e Território, Direitos Humanos, Educação, Projetos
Projeto: Usina dos Atos
R$ 0.00

 

Nos próximos dias 04, 11 e 18 de Março, sempre às 20h00, o Coletivo Usina dos Atos realizará um ciclo de lives sobre: Artes e Periferia - Perspectivas da Pandemia, uma sequência de três encontros virtuais com integrantes do Coletivo e convidades do setor cultural paulistano.

A ideia é propor um tempo para dialogarmos sobre o momento pandêmico em que nos encontramos no Brasil desde Março de 2020, que reconfigurou as rotinas e vivências de toda a população, afetando drasticamente a classe trabalhadora, inclusive àquela que sempre teve no encontro com o público, o seu fazer - a classe artística.

O foco das três conversas é evidenciar as várias dimensões quanto aos hábitos, necessidades, possibilidades e rotinas do trabalhador da cultura, especialmente o artista periférico, procurando destacar suas especificidades neste momento de quarentena.

 

LIVE 2 – 11/03/21

DESAFIOS

No dia 11/03, Paulo Reis recebe a Atriz, Diretora e Escritora Lua Lucas e a Artista do Corpo, Produtora e Educadora Yasmin Ribeiro, mergulhando num diálogo a respeito dos meses de reclusão, abordando as dificuldades e conflitos que surgiram e ainda permanecem, e como se deu o papel do Estado junto ao setor cultural e suas demandas.

SOBRE YASMIN RIBEIRO (CONVIDADA):

25 anos, é brincante, poeta, produtora, articuladora cultural, artista da dança e arte- educadora, nascida em São Paulo e atualmente moradora de Ermelino Matarazzo, zona leste da capital. Tecnóloga em dança pela ETEC de Artes de São Paulo, formada em 2013, onde iniciou os seus estudos formais na área da dança. Neste mesmo ano, ingressou no Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico do qual fez parte até meados de 2016 como aprendiz e intérprete criadora. Em 2014, inicia suas produções na zona leste, por meio do grupo de dança Batakerê, do qual faz parte até hoje. Em meados de 2017, ingressa na equipe organizadora do Sarau Urutu e também do Slam Fluxo, passando a frequentar mais ativamente a cena cultural e poética da zona leste, se aproximando da Ocupação Cultural Mateus Santos. Ao longo do ano de 2018, realizou a produção artística do projeto “Memórias Marginais – Corpos em Estado de Desapropriaçao”, realizado pelo Núcleo Ximbra, grupo de dança residente na Rua Urutu, em São Miguel Paulista. No mesmo período, passa a integrar o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a contribuir de forma mais efetiva com a Ocupação Cultural MateusSantos. Em 2019, se forma tecnóloga em Produção Cultural pela FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas. Em 2020, passa a integrar o coletivo de pesquisa ZL 100 Registro, no qual atualmente atua como pesquisadora.

SOBRE LUA LUCAS (CONVIDADA):

Lua Lucas multiartista travesti de Jacarepaguá. Flamenguista, mangueirense e puta é também diretora do documentário "cê quer mentir pra preta velha". Trabalha com teatro, performance e educação desde 2012, integra o núcleo teatral Filhas da Dita na Cidade Tiradentes onde também reside, acaba de lançar seu primeiro livro de poesia com sua companheira Thábata Wbaloja "Travessia" um projeto político artístico sapatão.

SOBRE PAULO REIS (MEDIADOR):

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNIFESP. Tem experiência com participação e militância em campanhas eleitorais (2012 e 2014) e novas práticas de ensino e aprendizagem. Foi Monitor no Projeto “Ciências Sociais entre 2010 e 2011, na Unifesp, Linguagens e Tecnologias de Comunicação”, onde ajudou no desenvolvimento e sistematização de conteúdos e processos educativos relacionados ao ensino de Ciências Sociais por meio de tecnologias de informação e comunicação (TIC's). Atualmente é Instrutor do Programa Cooperjovem do Departamento de Promoção Social no Sescoop/SP e Educador Social no Projeto 1ª CENA dentro do Coletivo Usina dos Atos.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!