OFICINA - 'Falando da gente: Técnicas que ajudam quando o clima está tenso'

Informações

Começa em: 23/09/2021 as 19:00:00
Termina em: 28/10/2021
Carga Horária: 12 horas
Público Alvo: Artistas Independentes, Coletivos, Comunidade, Educadores/Professores
Área: Educação
Projeto: Usina dos Atos
Gratuito

 

A convivência nem sempre é fácil, mas todo mundo convive. Alí, no dia a dia, o que fazer quando a convivência está a flor da pele? Há algumas técnicas desenvolvidas para ajudar nesses momentos. Nesse curso vamos falar sobre convivência e conhecer algumas técnicas para trabalhar a comunicação nos conflitos de grupos (Família, amigos, escola, trabalho e entre grupos).  

A oficina terá três etapas. Na primeira vamos falar sobre convivência, vínculo e rompimento de vínculos. Na segunda etapa temos como tema o conflito, a mediação de conflito e os gatilhos mentais de conexão com o outro. Na terceira etapa vamos conhecer o que é uma comunicação violenta e a comunicação não violenta, seus personagens e os 4 passos da CNV (Comunicação não violenta).

 

 

INFORMAÇÕES:

DATAS: 23/09, 30/09, 07/10, 14/10, 21/10 e 28/10 (Quintas-feiras)

HORÁRIO: 19h00 às 21h00.

PÚBLICO: Pessoas que buscam algum tipo de mudança dentro do seu grupo. (Estudantes, professores ou pessoas que trabalham com público em geral)

EDUCADORES: Beatriz Mei e David Palácio

SOBRE BEATRIZ MEI:

Beatriz Fragnam Mei é nutricionista especializada em transtornos alimentares (USP), na graduação foi atuante no movimento estudantil no campo da alimentação e outras pautas democráticas. Atua há 4 anos na Estratégia Saúde da Família (ESF) no Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo aos trabalhadores e a população nas Unidades Básicas de Saúde periféricas de São Paulo, atualmente na Brasilândia. Colaborou para elaboração de materiais didáticos no tema da alimentação. Estuda teatro desde a adolescência junto a grupos, em instituições públicas e não formais e é educadora de comunicação e expressão no Projeto 1° CENA.  Acredita no entrelaçamento entre as disciplinas e saberes para uma compreensão mais humana e integrada do mundo e estuda a potência das artes como ferramenta de cuidado em sua prática.

SOBRE DAVID PALÁCIO:

Pós-graduando em Educação à Distância e Inovação pela Faculdade Anhembi Morumbi. Professor e Pesquisador em Filosofia. A Trajetória pessoal e profissional tem uma relação simbiótica durante todo o percurso voltada para pessoas e o fazer das pessoas. Teve vivências concretas na promoção cultural e no atendimento a pessoas trabalhando no SESC-SP. Atualmente coordena um Núcleo na Associação, sendo Técnico Especializado no Projeto de Inserção Produtiva, ministrando cursos e oficinas, supervisionando uma equipe multiprofissional e articulando parcerias. Além de trabalhar como pesquisador da Convivência em diversos contextos, tais como pedagogia, filosofia, assistência social e literatura..Teve a monografia de bacharelado aceita e publicada em forma de ebook pela editora PAULUS no projeto de Iniciação Científica como prêmio, sobre o tema de fenomenologia da obra literária e análise literária da obra da Clarice Lispector, obra sob o título de "Macabéa e o Sentido de Ser. Considerações Filosóficas da Quadratura em Martin Heidegger” (FAPCOM, 2019).

Vagas limitadas.

 

*Todes receberão Certificado Virtual de participação, tendo no mínimo 75% de comparecimento nos encontros.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!