Cartilha Agora Vai – 2ª Edição

Por Gislaine Vollet
09.04.2022

 

Considerando a Cultura como direito de todo cidadão, o Programa para Valorização de Iniciativas Culturais – VAI - apoia, todos os anos, projetos de grupos e coletivos artísticos, fomentando, principalmente, jovens periféricos.

O programa VAI se divide em duas modalidades:

VAI 1:

  • PREFERENCIALMENTE  jovens (18 a 29 anos);
  • Inscrição por pessoas físicas;
  • Residir em São Paulo por no mínimo por 2 anos;
  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Projetos com orçamento de até R$ 50.996,00.

VAI 2:

  • Para jovens e adultos;
  • Inscrição por pessoas físicas;
  • Ter no mínimo dois anos de atuação ou já ter sido contemplado pelo VAI 1;
  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Projetos com orçamento de até R$ 101.932,00.

 

Desde que foi criado, em 2003, o Programa já financiou mais de 2500 projetos por toda a cidade e de diversas linguagens artísticas.

Há projetos que surgem a partir de uma necessidade ou um problema em um grupo, bairro, região específica. Buscam-se, então, ideias e formas criativas de enfrentar tais questões. Estes são os chamados projetos sociais.

Um projeto artístico ou cultural pode surgir da necessidade ou desejo de um grupo em contribuir e participar do processo cultural ao seu redor, ou mesmo para fortalecer a organização ou potencializar o próprio grupo.

Muitas vezes, a partir de uma capacidade específica que você e um grupo tenham, surge a ideia de fazer algo em comum, seja tocar na praça, montar um espetáculo, fotografar, dançar, escrever, declamar, pintar, montar. Uma boa ideia aliada a diferentes capacidades específicas e a uma oportunidade pode render um bom projeto cultural. Junte a criatividade e a vontade de transformar e terá um excelente projeto.

A seleção é anual e a ideia é apresentada por meio de projeto escrito, que relata quais são as atividades propostas, como elas se desenvolverão, quanto será necessário para isso, qual será o tempo de execução, onde se realizarão, qual o histórico do grupo, quem são seus integrantes etc.

O processo de transcrever em formato de projeto a ideia do grupo não é familiar a todo mundo, por isso, o Programa VAI, em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Educação Popular - CDHEP - e o SESC Santo Amaro realizaram em 2011 um curso de elaboração de projetos que gerou o presente material, buscando garantir o acesso ao Programa a todas as pessoas interessadas.

Mas não basta que o projeto esteja somente na dimensão das ideias, é preciso escrevê-lo em um formato claro. Na cartilha, trata de como escrever um projeto, mas não um projeto pessoal, e sim um que envolve ações e ideias culturais. Na cartilha do programa você tem todas as informações de como elaborar um projeto, acesse AQUI!

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!