Instituto Tomie Ohtake traz debate sobre o direito à memória nesta quarta – 04/03

Instituto Tomie Ohtake traz debate sobre o direito à memória nesta quarta – 04/03

Vanessa Maia

Por Vanessa Maia

Bacharel em Ciências Sociais, com mais de 10 anos de experiência em Comunicação Institucional - produção de conteúdo e gerenciamento de marca, em empresas de grande porte.


Hoje, 04/03, às 19h30 no Grande Hall, com a curadoria de Luise Malmaceda, o Instituto Tomie Ohtake promoverá um debate sobre o direito à memória como programação paralela de CANÇÕES DE UM PASSADO ESQUECIDO, mostra de vídeos que coloca em diálogo produções de artistas brasileiros e britânicos. O evento: "Direito à memória pelo vídeo: uma conversa com Ayrson Heráclito e Ayo Akingbade" trará os artistas para comentar sobre o processo de criação dos vídeos que apresentam na mostra, centrados na reinterpretação crítica da história e na luta pelo direito à memória de comunidades e populações marginalizadas.

Ayrson Heráclito (1968) é artista, curador e professor. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalha com instalação, performance, fotografia e vídeo, em obras que lidam com diferentes elementos da cultura afro-brasileira. Participou de coletivas como a 57ª Bienal de Veneza (2017), a Afro-Brazilian Contemporary Art, Europalia.Brasil, Bruxelas (2012), a Trienal de Luanda (2010) e MIP 2, Manifestação internacional de Performance, Belo Horizonte (2009). Vive em Salvador.

Ayo Akingbade (1994) é uma artista e cineasta nigeriana-britânica residente em Londres. Seu curta-metragem Tower XYZ [Torre XYZ] (2016) foi produzido como parte do STOP PLAY RECORD e exibido em vários festivais e mostras em 2017. O filme Tower XYZ recebeu menção especial no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen e ganhou o primeiro prêmio Sonja Savić. Akingbade é bolsista do Sundance Institute Ignite Program, 2018, para cineastas emergentes.

Atividade aberta aos interessados.

Fonte: https://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/interna/mesa-de-debate-com-ayo-akingbade-e-ayson-heraiclito

Fonte imagem: http://unisinos.br/blogs

 

Conteúdos Relacionados

Do rock ao samba, do funk ao MPB, do Rap ao Reggae, o Festival Fico Em Casa BR, que ocorre entre os dias 24 e 27 de março te conduzirá para diferentes lugares, sem sair de casa!

Considerando a recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus, instituído pela Resolução nº 27, de 13 de março de 2020, do Secretário de Estado da Saúde, que aponta a cresce...

O Coletivo Usina dos atos criou o Programa Clube de atividades, iniciativa que integra ações de economia solidária, redes de cooperação, desenvolvimento sustentável e difusão cultu...

O Sesc Avenida Paulista será palco do Seminário Perspectivas Anticoloniais, que ocorrerá durante os dias 6 e 7 de março. Quatro mesas diferentes conduzirão o encontro.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!