O Projeto 1° CENA foi criado em 2010 e tem como público alvo jovens de 14 a 22 anos. Seu principal objetivo é contribuir para o protagonismo e conscientização da juventude periférica por meio de três pilares:

  • Desenvolvimento da prática Criativa e Artística (Linguagens e Técnicas);
  • Cidadania, Política e Direitos Humanos;
  • Comunicação e Empreendedorismo Sociocultural.

Os jovens interessados em participar do projeto podem escolher uma das 3 linguagens, Audiovisual, Teatro ou Dança, para cursar.

A iniciativa tem duração de 1 ano e 3 meses e carga horária total de 450 horas. Conta com atividades teóricas e práticas, encontros com profissionais da área, saídas para espaços culturais, como teatros e museus, produção de exercícios interdisciplinares, atividades para exercitar a comunicação, expressão e criatividade. Trata-se de uma formação global, que integra a técnica ao sociocultural, favorecendo o desenvolvimento profissional, habilidades socioemocionais e trabalho em equipe.

O Projeto também provoca o reconhecimento das potencialidades do território, como matérias primas para a ressignificação de sociabilidades, em bases mais equitativas e sadias, além da construção de vínculos comunitários justos, ambientalmente responsáveis, politicamente atuantes e socialmente transformadores.

Atualmente temos turmas em dois núcleos, no CEU Inácio Monteiro (Cidade Tiradentes – Zona Leste) e na EMEF Miguel Vieira Ferreira (Cidade Dutra – Zona Sul).

Histórico das Edições

Formação

No Projeto 1ª CENA o jovem deve escolher uma das três áreas disponíveis para cursar. Cada área conta com uma formação técnica e artística específica:

Teatro

Desenvolve habilidades corporais, vocais, noções de como se portar e interagir em cena, além de como lidar com seu corpo e sua voz para valorizar as ações dos corpos/personagens que interpreta. São trabalhados jogos teatrais, exercícios de improvisação, termos técnicos e teorias das artes cênicas, proporcionando formação abrangente.

Dança

A dança como linguagem e fruição; forma de comunicação humana. Princípios dinâmicos dos movimentos. Percepção, sensibilização e articulação das partes do corpo. Noção de corpo como uma unidade orgânica, anatômica e fluida. Postura e alinhamento corporal. Relação espaço - tempo, peso e fluência na dança. Ritmo e movimento.

Audiovisual

Habilitará o participante para o universo da produção audiovisual, compreendendo o processo desde a pré-produção, concepção e escrita de roteiros, Conceitos, Linguagens e técnicas, cronograma, orçamento, áreas do audiovisual, seleção de elenco, passando pela produção, que inclui a captação som e imagem, diárias de gravação, até a pós-produção, edição, computação gráfica, distribuição e exibição dos materiais produzidos.

Em paralelo os participantes também passam pela formação Sociocultural:

Cidadania e Política

Esta oficina objetiva a construção do pensamento crítico e reflexivo, a desconstrução de conceitos prontos, tendo por base estudos e análises de históricas, culturais e políticas, contribuindo para a formação de jovens ativos e participativos socialmente, além de futuros artistas que farão da arte um instrumento crítico e construtivo nas transformações sociais.

Comunicação e Repertório

Argumentação, debates e defesa da opinião com bases significantes, são ferramentas a serem trabalhadas no processo. Com referência direta ao tema central, proposto pelo projeto, as atividades e dinâmicas visam despertar a reflexão sobre a forma como cada jovem se relaciona com o mundo. Capacitá-lo para ampliar seu repertório e universo cultural, estimulando a criatividade e a busca pelo conhecimento em fontes diversificadas. A área técnica/artística é opcional e deve ser escolhida no ato da inscrição no projeto. Já a formação sociocultural compõe o currículo obrigatório do 1ª CENA e deve ser cursada por todos os participantes.

Além das Oficinas o projeto conta com atividades complementares:

Saídas Culturais

Eventos culturais, espetáculos de teatro e dança, museus e outras atividades que estejam relacionadas aos temas e conteúdos desenvolvidos nas oficinas. Consideramos que as saídas culturais contribuem para a ampliação do repertório e o desenvolvimento dos educandos, além de ser um espaço de interação entre as turmas, de diferentes regiões de São Paulo e com os familiares dos educandos, que muitas vezes também podem acessar os ingressos que disponibilizamos.

Conexão 1ª Cena

No decorrer do projeto são realizadas rodas de conhecimento com profissionais da área, ex-educandos e especialistas em temas que são debatidos ao longo da formação, para que possam conversar com os alunos do Projeto, contar suas experiências e indicar caminhos e cursos. Ao longo do bate-papo os alunos podem fazer perguntas e trocar ideias com os convidados.

Exercício Coletivo (Pré-TCC)

Divididos em grupos de trabalho, os educandos devem produzir um espetáculo ou vídeo com base nos conhecimentos e técnicas adquiridas ao longo da formação.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Ao contrário do exercício coletivo, o TCC é produzido por toda a turma, tem caráter profissional e apresentações/exibições abertas ao público.

Equipe

Leonardo Cícero
Leonardo Cícero
Educador de Teatro e Dramaturgia EMEF Miguel Vieira Ferreira – Zona Sul
Beatriz Fragnan
Beatriz Fragnan
Educadora de Comunicação e Repertório EMEF Miguel Vieira Ferreira – Zona Sul
Paulo Reis
Paulo Reis
Educador de Cidadania e Política EMEF Miguel Vieira Ferreira – Zona Sul
João Luiz
João Luiz
Educador de Corpo e Aprendizagem EMEF Miguel Vieira Ferreira – Zona Sul

Como Participar

Antes de realizar sua inscrição, leia atentamente as orientções abaixo:

Orientções gerais

1) Acesse o menu "Oficinas" e leia atentamente todas as informações sobre as Disciplinas que fazem parte do currículo obrigatório do Projeto 1ª CENA! Os educandos selecionados devem participar de todas as disciplinas para concluir o projeto. Vale destacar que as aulas acontecem aos sábados e domingo, das 14h às 18h30 e a equipe de Educadores é bastante rigorosa com faltas e atrasos. Portanto, para participar é importante que você tenha esses dias e horários livres.

Leia sobre as oficinas AQUI.

Leia também os objetivos do Projeto 1ª CENA AQUI

2) A inscrição só será efetivada após o envio de todos os dados solicitados no formulário, disponível no final dessa página, em um link. Ao enviar/salvar o formulário você verá uma mensagem de conclusão.

3) Após enviar os dados você deverá aguardar o contato da nossa equipe via e-mail (certifique-se de que colocou o e-mail correto no ato da inscrição). Entraremos em contato com os inscritos somente na fase do processo seletivo. Veja as datas abaixo:

Etapas do Processo de Seleção

Período

Período de Inscrição (Envio do formulário com os dados pessoais) de 21/06 até 28/09
Processo Seletivo - 1ª Fase: Online (Envio de atividades/informações por e-mail) de 11/09 até 02/10
Processo Seletivo 2ª Fase: Presencial (Atividades e Encontros no CEU) 22/10
Divulgação da Lista dos selecionados (6ª Turma do Projeto) Entre 30/10 e 31/10

 

Quem pode participar?

Jovens com idade entre 15 e 20 anos.

Informações importantes

O Projeto 1ª CENA é totalmente GRATUITO. O CEU é um espaço público, portanto as aulas não podem ser cobradas.

Qualquer dúvida envie um e-mail para usinadosatos@gmail.com

Inscrições encerradas em 20/01/2018

Formação Continuada

Após a formação oferecida pelo Projeto 1ª CENA, temos por objetivo encaminhar nossos educandos para formação continuada ou atividades que permitam sua inserção no universo da Produção cultural, de modo que o impacto do projeto não termine com seu encerramento e possa se perpetuar.

Formação Profissionalizante na Área do Audiovisual

Instituto Criar

Atualmente a Usina dos Atos tem parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Todos anos indicamos um grupo de educandos e educandas que passaram pelo 1ª CENA, para participar do processo seletivo e formação do Criar.

Fundado em 2003 pelo apresentador de TV Luciano Huck, o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem como missão promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Anualmente, 150 jovens, com idade entre 17 a 20 anos passam pela formação.

São três mil metros com espaço para 16 oficinas, dois estúdios (tendo o estúdio principal 155 metros quadrados, tratamento acústico e térmico), marcenaria, ilhas de edição, finalização, e web, laboratório digital, switcher, sala de vídeo, sala de cabelo e maquiagem, acervo e sala de figurino, central de equipamentos de iluminação e câmera, sala de produção, biblioteca e videoteca, restaurante, além dos espaços de apoio para equipe.

O espaço é chamado de Estúdio Escola, pois é estruturado e equipado como uma produtora profissional com o diferencial de ser usado para a educação. A sede foi especialmente projetada para atender ao programa educacional do Instituto Criar.

Saiba mais sobre esta iniciativa: http://www.institutocriar.org/

Formação em Articulação Cultural

Outra possibilidade para os jovens concluintes do Projeto 1ª CENA é a ARTICULAÇÃO CULTURAL, uma formação em 4 módulos que possibilita a inserção deles na equipe de Articuladores das ações do Instituto Usina dos Atos.

Percurso da Formação:

  • Módulo 1 - Produção Cultural - Conceitos e Práticas
  • Módulo 2 - Usina dos Atos - Demandas | Desafios | Temas - Parte 1
  • Módulo 3 - Cobertura de Foto e Vídeo - Eventos, Apresentações e Oficinas
  • Módulo 4 - Usina dos Atos – Demandas | Desafios | Temas – Parte 2
  • Módulo 5 - Estágio / Prática

No final da formação no 1ª CENA, os jovens devem manifestar interesse para a equipe de Educadores e Coordenação Pedagógica para preencher uma das vagas disponíveis na Articulação Cultural

Conteúdos Relacionados

O musical “A Cor Púrpura”, em exposição no Theatro NET SP, teve em sua plateia na última sexta-feira (7), um público bem especial, os educandos veteranos do Projeto 1ºCENA e seus e...

No último domingo (23/06), a 6ª turma do Projeto 1ª CENA - Núcleo Zona Sul realizou o encerramento de suas atividades. O espetáculo Periferia Esperança foi apresentado pelos educan...

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!