SP: Secretaria Municipal de cultura abre inscrições para a 6ª Edição de Fomento à Cultura da Periferia

Por Gislaine Vollet
22.04.2021

 

O Plano de Amparo tem um valor total de R$100 milhões, em recursos próprios da Secretaria Municipal da Cultura. Estima-se que 26 mil profissionais da cultura da cidade serão atingidos, além de 215 espaços, em cerca de 7 mil atividades e iniciativas.

Antecipação e garantia dos fomentos, criação de um novo edital, chamados de programação e antecipação do PROMAC (Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais) são algumas das medidas anunciadas para estimular economicamente o setor cultural. O cronograma de lançamentos do Plano está sendo realizado entre fevereiro e maio.

O PROMAC, programa que incentiva a cultura por meio de renúncia fiscal das empresas, também terá as suas inscrições adiantadas.

Como parte do Plano de Amparo à Cultura 2021, a Secretaria Municipal de Cultura antecipa as inscrições da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia.

O edital busca como objetivo o apoio financeiro a projetos e ações culturais propostos por coletivos artísticos e culturais em andamento nos distritos ou bolsões com altos índices de vulnerabilidade social, especialmente nas áreas periféricas do Município.

O Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia apoia financeiramente projetos e ações culturais que tenham os seguintes enfoques: gestão de espaços culturais autônomos, pesquisa, criação, produção, difusão e circulação de produções culturais e artísticas das áreas periféricas, arranjos produtivos econômicos locais, como estúdios comunitários, produtoras culturais e editoras, e processos de articulação de redes e fóruns coletivos culturais, entre outros.

IMPORTANTE: Nas próximas semanas, a Secretaria Municipal de Cultura, através da Cidadania Cultural, fará lives de formação sobre as regras do Edital e como se inscrever; assim, o coletivo pode acompanhar as orientações antes de se inscrever! Fique ligado nas nossas redes!

A Coordenação de Fomento e Formação Cultural estará disponível para consultas sobre a utilização da ferramenta de inscrição online durante todo o período de inscrições pelo e-mail: fomentoperiferia@gmail.com. 

Confira o edital na íntegra AQUI.

O prazo de inscrição vai do dia 07/04/2021 até às 18 horas de 31/05/2021

Só serão admitidas as inscrições realizadas através do link: 

http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!