Debates importantes na Semana Senac de Sustentabilidade


O Senac ofereceu na última semana do mês de agosto um evento voltado para debates e discussões sobre os itens da agenda criada pela ONU, que propõem temas a serem trabalhados pelos países para solucionar grandes necessidades da população. A chamada Semana Senac de Sustentabilidade foi baseada no tema "Transformando Nosso Mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável" e cada unidade abordou e criou a programação com base em um tema específico.

A usineira e coordenadora pedagógida do Projeto 1ª CENA, Renata Almeida, esteve presente na unidade do Senac Largo Treze onde o tema trabalhado foi Igualdade de Gêneros. A palestra foi ministrada pela psicóloga Caroline Lucirio, que trabalha atualmente com atendimento psicológico para gestantes, puérperas e pais de bebês e faz parte da equipe de Psicologia Pennatal do hospital São Luiz. Segundo Renata, "a palestrante promoveu uma reflexão e enriquecimento sobre o tema igualdade de gêneros".

Com um público bem diversificado, formado por estudantes de diversas áreas, professores, biólogos e demais profissionais da área da saúde e meio ambiente, Caroline Lucirio iniciou o tema "abordando a construção histórica da identidade de gênero/sexo/sexualidade, ancorada na cultura que se constrói ao longo do tempo, mostrando o corpo como uma construção social".

Renata nos conta também que a construção histórica da figura feminina foi o assunto mais abordado na palestra."Ela citou a figura feminina na História da humanidade, com um papel inicialmente frágil, inferior ao homem, com função apenas para o trabalho materno e doméstico, com privação de direitos, como por exemplo, os políticos". "Caroline disse ainda que reconhecer a mulher como algo para além da maternidade passa a ser ideal de uns e críticas de outros, sendo este segundo baseado no argumento de que isso viria a desestruturar as famílias", explicou a usineira.

A palestrante discorreu também sobre a abertura deste ideal e a geração da primeira onda de feminismo que teve seu início pela luta de igualdade de direitos políticos no Século XX. "A história do feminismo no Brasil foi relatada neste momento da palestra. Ela finalizou com dados sobre os aspectos em que a mulher se encontra inserida hoje na sociedade e como promover a igualdade perante a desigualdade atual", conta Renata.

O último momento da palestra foi aberto ao público presente para se manifestarem sobre as condições e as lutas das mulheres na sociedade atual.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!