Dia Nacional da leitura

Por Gislaine Vollet
13.10.2021

 

Oficializado primeiramente no Estado de São Paulo por meio da Lei nº 12.876 de 3 de abril de 2008, o Dia da Leitura foi criado a partir de uma iniciativa do Instituto EcoFuturo com o intuito de sensibilizar pais e educadores sobre a importância da leitura para as crianças ainda mesmo na infância, além de alertar para a necessidade da criação e da renovação das Bibliotecas Públicas e Comunitárias.

Tal iniciativa originou um importante espaço de diálogo com o poder público, tornando a lei abaixo, um marco para a promoção da cultura da leitura no país.

A lei 11.899 de 8 de janeiro de 2009, instituiu o dia 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura. A lei também determinou a criação da Semana Nacional da Leitura e da Literatura, a ser celebrada sempre no mesmo período em que recair o Dia Nacional da Leitura. 

Desde então, diversas organizações da sociedade civil, entre elas institutos, fundações e empresas, promovem ações específicas no mês de outubro, a fim de colocar o tema da promoção da leitura como prioridade na agenda política nacional.

A ocasião tem como objetivo estimular a convivência da sociedade com a produção literária do país, e é claro, difundir o prazer da leitura para pessoas de todas as idades. Seja para estudar, informar-se ou, para entreter-se. Com a intenção de enfatizar a importância do cultivo do amor pelos livros desde a infância.

A leitura é essencial para a formação do senso crítico, estimulando a criatividade, imaginação e enriquecendo o vocabulário dos leitores.

Os livros possuem gêneros muito variados. O mercado literário está cada vez mais amplo e assim sendo, gêneros e classificações novas surgem a todo momento. São inúmeras possibilidades para perceber que a leitura é informação e diversão, ou seja, elementos essenciais para a sociabilidade das pessoas.

Várias campanhas são feitas neste período para incentivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens, para que cresçam e desenvolvam o gosto por esta atividade.

Internacionalmente, o Dia Mundial da Leitura é celebrado em 23 de abril, data que marca o aniversário de morte do icônico autor inglês William Shakespeare e do espanhol Miguel de Cervantes.

Os benefícios da leitura aparecem de muitas maneiras. Aumentam o entendimento e as fontes de conhecimento, além, é claro, de expandir o nosso vocabulário. 

Resumindo: um pouco mais de sabedoria e de inteligência podem ser alcançadas pelo hábito da leitura por todas as pessoas. Por isso, leia e aproveite seus momentos livres para desbravar esse universo das letras.

Em falar nisso, você sabia que a Usina dos Atos possui uma Biblioteca Digital? 

Um espaço digital democrático que tem como pilar de sua curadoria, dar visibilidade a conteúdos produzidos NAS E PELAS periferias. Para além do objetivo principal de fomentar e dar visibilidade à produção periférica, a Biblioteca Digital traz ainda em seu acervo, obras, literaturas, programas, materiais e textos acadêmicos que dialogam com as problemáticas sociais do Brasil, através de diferentes formatos:  livros, podcasts e audiolivros - do clássico  ao atual com estudantes de cursinhos populares, escolas públicas e até pesquisadores em geral, seja para acessar uma obra de vestibular, para a construção de um trabalho acadêmico e até para produção de um trabalho artístico no teatro, no audiovisual ou em outra área artística, que demande uma pesquisa teórica sobre temas específicos. 

Todo o cuidado e critério com o tipo de acervo da Biblioteca Digital, traz consigo o desejo do coletivo Usina dos Atos de criar identificação entre o público e as temáticas do acervo, entre o público e o autor (a) ou artista criador, procurando aproximar as vivências em determinados territórios ou questões sociais que compartilham. Essa identificação pode ter um papel fundamental no incentivo ao hábito da leitura, além de fomentar a escrita e a produção cultural, especialmente entre os jovens. 

 

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Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

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