Dia Nacional dos Profissionais da Educação e a importância dessa profissão para a sociedade

Por Gislaine Vollet
06.08.2022

 

O dia 6 de agosto é uma data que marca a valorização e reconhecimento para os Profissionais da Educação, tal data tem como objetivo prestar homenagem a todos os trabalhadores que lidam com a educação no espaço escolar na formação de pessoas.

A data de comemoração escolhida se refere à sanção da Lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como Profissionais de Educação. 

A mudança da Lei Nacional da Educação insere os funcionários de escola habilitados na categoria de Profissionais da Educação Escolar Básica, juntamente com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico: educadores que passaram a ser valorizados e reconhecidos como Profissionais de Educação em todos os municípios brasileiros.

Todas as profissões dependem de alguém, pois o conhecimento é algo adquirido ao longo das experiências da vida, assim como o Professor e toda a Rede Educacional são os responsáveis por passar o conhecimento adiante. 

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação enaltece o trabalho desenvolvido por todas as instituições de ensino que auxiliam e estimulam a capacitação dos cidadãos.

A educação é a principal ferramenta de mudança social e um dos motores para o pleno desenvolvimento de qualquer democracia. A valorização dos profissionais da área, portanto, deve ser compreendida como um exercício diário pelo esforço de trazer conhecimento a todos. A data comemorativa traz a ideia de deixar claro o valor imensurável de toda a cadeia de profissionais que dedicam a vida ao ensino. 

A educação continua sendo a chave para as mudanças que queremos ver no mundo.  Confiante de que as políticas públicas e privadas de valorização da educação continuem evoluindo em direção a um patamar no qual o reconhecimento oficial do dia 06 de Agosto se estenderá por outros períodos do ano e por outros setores da sociedade.

Parabéns a todos os Profissionais da Educação que comprometidos com a formação de pessoas, ajudam a construir com dedicação a educação no nosso país!

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!