Diásporas


No último dia 15/06, os educandos do Projeto 1ª CENA foram até a Galeria Olido, prédio onde fica instalada a Secretaria Municipal de Cultura, para acompanhar a apresentação da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, com o espetáculo Diásporas.

Diásporas é um espetáculo autoral e independente, que narra a história de três povos fictícios. Em uma aldeia montanhesa, uma suspeita sobre a real existência de um de seus habitantes abre uma série de acontecimentos que alterará para sempre o modo de vida do pequeno povoado. Em uma ilha, uma tribo liderada por mulheres se vê às vésperas de ser deslocada para um continente desconhecido. Por fim, em um território desértico, duas dissidências de um mesmo povo travam uma guerra de longa data, repleta de consequências. Ao aproximar as três histórias, os deslocamentos de seus personagens nos lançam interrogações sobre os movimentos migratórios.

A Cia, por meio do espetáculo, deseja reavivar, pelos aspectos geográficos, a relação ser humano/natureza e seus mitos de origem, bem como tecer um fio narrativo de invasão, dominação, dispersão e sufocamento de culturas, espelhando o que o nosso processo civilizatório ocidental gerou e ainda está a gerar. Deseja lançar luz ao conceito de alteridade, indispensável para bem vivermos em um mundo de tantos diferentes/semelhantes.

Com um trabalho de corpo e voz marcantes, um elenco numeroso, Diásporas é um espetáculo forte, que diáloga plenamente com as discussões propostas dentro do Projeto 1ª CENA e com o tema dessa edição, Etnocentrismo. Por conta dessa relação com o tema e os recortes que nossos educandos têm realizado ao longo do processo, como sexismo, racismo, genocídio da comunidade negra e lgbt, entre tantos outros, a equipe de educadores, representada pelo ator Leonardo Cícero, organizou essa saída cultural, para ampliar o repertório das nossas turmas, seja do ponto de vista de conteúdo, criticidade e também o olhar sobre o trabalho corporal, vocal e a construção cênica proposta pela Cia Elevador. 

A Educanda Bruna Gomes, do CEU Cidade Dutra, compartilhou suas impressões sobre este trabalho: "Diásporas é uma peça incrível, com um recorte sobre diferentes tribos, engloba situações políticas e conta com diversos temas voltados para o social. É uma peça que precisa de bastante atenção para entender o contexto. Cada ator/atriz com suas peculiaridades sempre acrescentava algo novo nas cenas. E o nosso grupo, do Projeto 1ª CENA, temos o intuito de produzir um TCC que faça pensar, juntamente com um trabalho de corpo e voz. Diásporas foi uma importante referência para nós nessas questões, além da questão do coro, o texto poucas vezes utilizado nas cena, enfim, foi ótimo poder ver de perto".

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!