Educandos do CEU Cidade Dutra na Pinacoteca


No dia 03/06, foi a vez da turma do CEU Cidade Dutra visitar a Pinacoteca do Estado. Nessa segunda visita, guiada pelo Renato (Equipe do Educativo), foi desenvolvida uma atividade com espelho e acetato, onde os educandos, em duplas, desenharam traços do rosto que menos gostavam e os quais estavam ligados as etnias africanas e europeias. A partir destes desenhos foi porposto um debate sobre etnias e preconceitos. O grupo também visitou a sala Modernismo e pode refletir um pouco sobre a questão da quase ausência de representatividade feminina em um espaço cultural de extrema importância na cidade, assim como em outros espaços culturais e formas de representação da arte. A visita foi finalizada em frente a obra "Antes que eu me esqueça", de Flavio Cerqueira, era uma figura masculina, em frente a um espelho, que aparentava uma frágil porcelana, mas que na realidade é de bronze pintado de branco. O Renato debateu junto aos educandos, quais eram as percepões em relação a esta obra e qual a sua relação com o tema depressão, recorte escolhido pela turma para o trabalho de conclusão de curso do Projeto 1ª CENA.

"Segundo os próprios educandos, a ideia de visitar a Pinacoteca em momentos diferentes (primeira visita no início da turma e a segunda, neste processo final) fez criarem uma percepção do amadurecimento das ideias deles mesmos, ampliação do repertório, o que os fez ter um melhor aproveitamento neste segundo momento que lá estivemos.

As saídas pensadas nesta edição, estão diretamente ligadas ao tema central. Nós, educadoras das oficinas de Referência e Repertório e Comunicação e Expressão, desde o planejamento, pensamos que as saídas contribuiriam de forma potente para a construção do trabalho final, mas principalmente para a construção dos repertórios pessoais de cada educando. E claramente podemos perceber e participar deste crescimento", destacou Manoela Silva, educadora de Referência e Repertório do CEU Cidade Dutra.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!