Fórum Movendo Atitudes


O Projeto Movendo Atitudes nasceu em 2012 e no mesmo ano foi aprovado pela primeira vez no Programa para Valorização de Iniciativas Culturais – VAI. Na ocasião, a proposta era desenvolver uma plataforma digital, composta por site e redes sociais, que pudesse divulgar e promover as ações culturais independentes dos coletivos. Naquele ano cobrimos alguns projetos, entrevistamos algumas lideranças e artistas e fomentamos conteúdos de interesse desses grupos em nosso site.

Passado três anos desde o início do projeto, decidimos dar mais um passo e desenvolver uma nova fase para o Movendo Atitudes. Dessa vez com mais ações presenciais junto aos coletivos e conteúdos mais pontuais na plataforma, que agora deve ficar com linguagem mais simples e visual.

A ideia consiste em realizar um fórum que proporcione discussões relevantes sobre políticas públicas e temas que permeiam o universo dos coletivos, de forma que, tanto os grupos como o público que participará da programação, consiga desfrutar de toda e qualquer expressão artística que se dê por meio dos artistas presentes.

Sediado na cidade São Paulo, o 1° fórum acontecerá na Zona Leste - nesse primeiro momento - pois o intuito é que, a cada edição, uma das regiões da megalópole organize o evento e receba os coletivos de outras zonas. Partindo de um tema central pertinente ao momento no qual vivemos, o evento abrirá suas portas para todos os coletivos que se sentirem envolvidos com a causa.

Para que o mesmo ocorra de forma alinhada e coesa, a equipe do coletivo Usina dos Atos acompanhará alguns grupos, realizando visitas em seus respectivos territórios. Por meio de gravações em audiovisual, pretendemos registrar tanto as ações como a infraestrutura estabelecida em cada caso. Para que, desta forma, possamos coletar dados para uma pesquisa de campo aproximada da realidade e discutir propostas para transpor as dificuldades que cada coletivo enfrenta em sua rotina.

Queremos construir uma ação que seja, de fato, coletiva. E foi pensando nisso, que gostaríamos de promover reuniões, para que cada passo seja pensado e planejado em conjunto. De forma que, nos dias do evento, as problemáticas e soluções desses pensadores sejam ouvidas, e sejamos apenas uma espécie de porta-voz de novos ideais.

Por fim, com o material audiovisual das visitas, reuniões, entrevistas e do evento em si, pretendemos realizar um documentário que consiga sintetizar as premissas dos coletivos, suas lutas, dores e glórias oriundas da arte. Dessa forma, a disseminação do projeto ficará mais fácil e acessível para todos aqueles que se interessarem e tiverem a intenção de colaborar com essa iniciativa.

A proposta foi encaminhada ao edital do Programa VAI – edição 2016. Caso sejamos contemplados, os recursos contribuirão para dar mais força ao projeto. Independente disso, em breve nossa equipe iniciará visitas nos territórios dos coletivos, para integração e troca de conhecimentos, num passo rumo à realização do Fórum!

Mãos a obra!

Equipe Movendo Atitudes

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!