II Seminário Universidade, Cultura e Periferia


O II Seminário Universidade, Cultura e Periferia acontece neste sábado, dia 07, no Centro Cultural da Penha e esta edição chega com dois objetivos definidos para debate. O evento vai tratar da gestão nas culturas populares e tradicionais e o lugar das periferias na universidade. O objetivo do Seminário é proporcionar um espaço permanente de discussão onde se possa juntar expectativas e demandas culturais, principalmente, da Zona Leste.

O primeiro seminário foi realizado entre setembro e dezembro de 2014, quando professores universitários e ativistas culturais debateram sobre experiências juvenis na periferia; quilombo, favela e periferia; cultura, corpo e arte; e a construção de políticas culturais: "fazer para" e "fazer com".

O ponto principal do Seminário é abordar o diálogo entre os saberes acadêmico, popular e tradicional como forma de inclusão da diversidade cultural nas universidades, criando assim um novo paradigma para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, no evento, são relatadas experiências acadêmicas praticadas em diversas universidades e trata também das demandas em relação ao futuro campus na Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo.

 

PROGRAMAÇÃO

9h: Abertura: Rede de Culturas da Zona Leste Paulistana

9h30: Saberes Populares, Saberes Tradicionais-Saberes Acadêmicos, e vice-versa: o lugar das periferias na Universidade.

Mediadora: Fernanda Miranda Cruz - Professora do Departamento de Letras da EFLCH da UNIFESP, Campus Guarulhos; Coordenadora do Núcleo de Cultura, Corpo e Arte (NUCCA).

José Jorge de Carvalho - Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília; Coordenador do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq.

Mestra Lucely Morais Pio - Quilombola, Articulação Bacari de Plantas Medicinais do Cerrado Goiás.

12h-12h30: Intervalo/Almoço

14: A gestão cultural nas culturas tradicionais e populares

Mediadora: Elizandra Sousa - Poetisa e Jornalista; Ação Educativa/Agenda da Periferia.

Alberto Ikeda - Professor Aposentado do Instituto de Artes UNESP; Professor- Colaborador PPGM-ECA/USP; Coordenador do Grupo de Estudos: Música étnica e popular (Brasil/América Latina).

Renato Gama - Membro da Banda Nhocuné Soul; Cantor; Compositor e produtor musical.

José Márcio Barros - Professor da PUC Minas; professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade de UFBA. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e do Programa Pensar e Agir com a Cultura; integra a Rede de Estudos em Políticas Culturais.

16h30: Roda de Conversa

Economias de Plataforma Tecnológicas na Periferia

Gilson Schwartz - Professor ECA/USP; Coordenador do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento; Diretor para América Latina da rede internacional "Games for Change"; Curador do Portal da Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

17: Encerramento: Rede de Culturas da Zona Leste Paulistana

O evento será realizado por Observatório de Políticas Públicas e Centro Memória da Zona Leste, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UNIFESP), Fórum para as Culturas Tradicionais e Populares de São Paulo e Rede de Culturas da Zona Leste Paulistana, com apoio da Coordenação de Políticas para a Juventude da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Centro Cultural da Penha

Largo do Rosário, 20 - Penha.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!