ONU e Agência Lupa lançam websérie para desmentir fake news sobre o coronavírus

Por Julia Bispo
21.12.2020

 

A Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, se aliou às Nações Unidas para desenvolverem juntas uma iniciativa contra o compartilhamento de notícias falsas sobre a Covid-19. A parceria lançou no início de dezembro, a websérie "#SÓQUENÃO”, comandada pelo ator Hamiltinho (Ana Vitória - O Filme) e Rafael Infante (Porta dos Fundos), a produção faz uso do humor para atrair os mais diversos públicos e alertar sobre os riscos das fake news. 

A produção também faz parte da campanha Pause, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, e contará com mais dois episódios, que vão ao ar nos dias 22 e 29

Na série, os atores vão desmentir informações falsas sobre a Covid-19, como as formas de contaminação, o uso de máscaras, higiene e sobre as vacinas. Seguindo as medidas de segurança, todos os episódios foram gravados de maneira remota e estarão disponíveis nas redes sociais da Lupa e da ONU Brasil

Agência Lupa (@agencia_lupa) • Fotos e vídeos do Instagram

CLIQUE AQUI para acessar o site da ONU Brasil.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

 

Sobre a PAUSE

A PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar. 

 

Foto destaque: site Folha de São Paulo.

 


Julia Bispo

Por Julia Bispo

Jornalista, possui experiência em produção de conteúdos voltado à comunicação social. Já atuou com assessoria de imprensa e comunicação interna, nas áreas de Saúde, Beleza, Bem-Estar, Varejo e Negócios.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!