Paixões que se transformam em Solidariedade

Por Patricia Braga
18.08.2020

 

Coletivo Cinemateus é convidado para participar do Desafio 10x10, campanha que promove a arrecadação de recursos para ajudar milhares de família em situação de vulnerabilidade.

 

Crédito: Imagem divulgação

 

O coletivo Cinemateus entrou na corrida da luta contra a fome como um dos integrantes do Desafio 10 X10, competição online em que 10 milhões de jovens se unem em uma competição cooperativa com o objetivo de arrecadar recursos que ajudarão alimentar 10 milhões de famílias que sofrem atualmente com a pandemia da COVID-19.

A campanha não é simplesmente uma ação de arrecadação. Seu ar de gincana, competição e cooperação estimula os jovens a se engajarem na causa, e assim beneficiar cada vez mais famílias que precisam de auxílio neste momento, principalmente as comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

Muitos coletivos de comunidades e periferias se unem nesta campanha e acabam por atuar de forma colaborativa, trazendo sustentabilidade social para o próprio território.

O Coletivo Cinemateus, tem esse compromisso desde sua fundação, enxergamos os problemas em nosso território e contribuímos com ações e atividades que provoquem mudanças e impactos positivos. O Desafio 10x10 é mais um exemplo disso, uma possibilidade de engajar para mudar a realidade de milhões de famílias”, destaca Geisson Silva, presidente do Coletivo Cinemateus.

Como forma de unir todas as esferas da social em uma campanha nacional, o Desafio 10 X 10 propõe cada pessoa, cada qual com sua paixão, ou seja, o tema que mais se identifica, seja ele música, esporte, arte de rua, artes visuais, games, tecnologia, fé e espiritualidade, meio ambiente, por exemplo, entre nos links criados pelos respectivos competidores e façam a doação ou ajude compartilhando a campanha.

Diversos grupos e/ou coletivos participantes do desafio, além de artistas e personalidades também participam da campanha para ajudar milhares de famílias a passarem por essa fase difícil de pandemia. E junto com toda essa galera, o coletivo Cinemateus, recebeu o convite para participar da competição pela paixão Cine, Teatro &  TV. Desde então, o link para doações e as artes de apoio para divulgação da campanha estão sendo publicadas redes sociais do coletivo. Para fazer a doação basta acessar a plataforma e doar qualquer valor, através do link do Coletivo Cinemateus clicando AQUI

“Quando recebi o convite, não pensei duas vezes em participar, nosso papel como agente de transformação social e cultural, é sobre tudo, através da mobilização, na perspectiva de diminuir cada vez mais a desigualdade que vivenciamos, sobretudo nas periferias e comunidades”, ressalta Geisson.

 

Crédito: Atlas da pobreza no Brasil

 

Idealização, organização e parcerias

A campanha é realizada em território nacional, e foi idealizado pelo arquiteto de jogos colaborativos de impacto social Edgard Gouveia Jr.

As doações podem ser realizadas através da plataforma do desafio e posteriormente serão convertidas em cartões de Vale refeição/alimentação, e serão entregues às famílias, no período de 3 meses, com créditos mensais no valor de R$100,00.

Conforme regulamentação da campanha, toda organização e articulação para o repasse serão feitas pelas organizações Child Fund, Central única das favelas (CUFA), Gerando Falcões e World Food Program da ONU. Essas são membros do conselho de governança da campanha e têm acesso direto ou através de parceiros a comunidades de baixa renda, incluindo quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

Além da doação em dinheiro feitas através dos links criados pelos competidores, o Desafio 10x10 também aceita doações de alimentos, que são coletados em parceria com o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Sesc, com intuito de alcançar a meta de combate a fome no Brasil. Até o momento, a gincana já arrecadou mais de R$ 450 mil reais, através da doação de quase 8 mil doadores.

 

Sobre o Coletivo Cinemateus

O Cinemateus, é um coletivo que utiliza o audiovisual como ferramenta de transformação social nas comunidades de São Mateus, através de projetos e ações socioculturais e vem ao longo dos anos somando esforços para atuar na área de comunicação por meio de produções, projeções de vídeos educativos e entretenimento, que expressem a realidade das comunidades de São Mateus, Zona Leste da Cidade de São Paulo.

 

Crédito Divulgação: Cinemateus 

 


Patricia Braga

Por Patricia Braga

Jornalista e Bacharel em Letras. Possui experiência em produção e revisão de conteúdos jornalísticos e materiais de apoio, tendo passado pelos setores de construção sustentável, crédito imobiliário, comércio e varejo.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!