Literatura Marginal e Daniel Galera


Descobri a literatura marginal ainda na faculdade e, desde então, a paixão não me largou. Esqueça aquela literatura maçante, onde você deve ter ao seu lado, além da obra, um dicionário. A literatura marginal permite uma aproximação do leitor com o cotidiano das ruas. O estilo de escrita apresenta traços realistas, com bastante descrição de detalhes, emprestando verossimilhança e dramaticidade à história.

Falaremos hoje de Daniel Galera, um escritor Paulista criado em Porto Alegre e Caxias do Sul. Galera foi um dos primeiros autores a divulgar seus textos na Internet. Sua literatura é marcada pela secura das palavras, pelo estilo sóbrio e econômico advindo da Internet.

Apesar de estabelecer diálogos com a tradição literária, o estilo de Daniel é permeado por referências do cotidiano e de pessoas intelectualizadas e saudavelmente insatisfeitas com a vida. Exagera em temas que trabalham com o lado instintivo do ser humano: o sexo, a juventude sem limites, as relações sociais fragmentadas, o desejo, expondo, assim, um conflito com a naturalidade dos jovens. Em sua obra, não há jogos formais nem intelectuais. Seu estilo narrativo nos cativa, principalmente, pela simplicidade e uma possível identificação.

Para quem se interessar, Daniel Galera acabou de lançar seu quinto livro, o romance "Barba ensopada de sangue", que está na lista dos melhores romances de 2012.

No site do autor você poderá se interar mais sobre a sua obra. Corre lá: http://ranchocarne.org/

 

Boa leitura!

Conteúdos Relacionados

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!