Inscrições para o 5º Prêmio de Direito à Memória e à Verdade “Alceri Maria Gomes da Silva”

Por Gislaine Vollet
01.09.2020

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio do Departamento de Educação em Direitos Humanos e Assessoria de Direito à Memória e Verdade, tem por objetivo receber indicações de pessoas físicas ou jurídicas que atuam na preservação da memória e na busca pela verdade das violações aos direitos humanos, cometidas durante a ditadura militar, para que estas, concorram ao recebimento do 5º Prêmio de Direito à Memória e à Verdade “Alceri Maria Gomes da Silva”.  

Espera-se, assim, contribuir para fortalecer e inspirar práticas dedicadas à discussão sobre o período autoritário de 1964 a 1985, que ainda precisa ser compreendido com profundidade para garantir o fortalecimento da democracia e da cidadania e para evitar que as violações aos direitos humanos praticadas voltem a ocorrer. 

Os homenageados deverão atuar ou desenvolver o todo ou parte de suas atividades no município de São Paulo, ou, ainda, ter a cidade como tema central de análise. 

A premiação, a princípio, será realizada em cerimônia pública em 11 de dezembro de 2020, às 19 horas na Sala de Exposições – Praça das Artes, juntamente com o Prêmio de Direitos Humanos “Dom Paulo Evaristo Arns”, a depender da situação à época, em razão do Decreto Nº 59.283, de 16 de março de 2020, que declarou situação de emergência no Município de São Paulo e definiu outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus, de importância internacional. 

No caso de impossibilidade de cerimônia presencial, outra forma de homenagem aos vencedores será estabelecida. 

Para realizar a inscrição CLIQUE AQUI e preencha o Formulário no site. 

A divulgação das indicações de nomes ao Prêmio se dará através da publicação no Diário Oficial da Cidade e também será disponibilizado no site da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

O júri deverá deliberar quanto aos nomes dos homenageados até 20 (vinte) dias antes da data prevista para a premiação oficial. 

Os interessados poderão obter mais informações e esclarecimentos sobre o evento e, também, sobre esse edital pelo e-mail cedh@prefeitura.sp.gov.br com assunto “Chamamento - 5º Prêmio Alceri Gomes da Silva” ou pelo telefone (11) 2833-4269.

 

Fonte: Diário Oficial do Município de São Paulo

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!