25/08, data que marca as conquistas das mulheres na história

Por Gislaine Vollet
25.08.2022

 

O Dia Internacional da Igualdade Feminina é comemorado no dia 26 de Agosto. A data comemora as conquistas das mulheres na história, o empoderamento e a luta pela igualdade entre os gêneros. 

A igualdade de gênero significa que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, responsabilidades e oportunidades, sem que ocorra interferência ou limitação de estereótipo definida pelo gênero biológico. Este dia reforça a necessidade de debates para ações efetivas para conquistar a equidade nas diferentes esferas da sociedade. A equidade é sobre adaptação de regras existentes a fim de deixá-las mais justas para igualdade de gênero, e entre algumas das pautas levantadas por esse movimento estão a exigência por salários iguais entre homens e mulheres, maior representatividade feminina na política, liberdade e autonomia sobre o próprio corpo. 

A celebração começou nos Estados Unidos. Nessa mesma data, em 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que seria celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da emenda.

No Brasil, o voto feminino só foi permitido em 1934 e só se tornou obrigatório em 1946. Como resultado, em 1933 tivemos a primeira mulher eleita deputada do Brasil, a paulista Carlota Pereira de Queirós. Com a Constituição de 1946, o voto se tornou obrigatório para ambos os sexos. 

Um dos âmbitos em que há maiores desigualdades de gênero, é o mercado de trabalho que ainda reflete a tardia inserção feminina. No Brasil, em 1962, ocorreu com a revogação do inciso VII do Artigo 242 do Código Civil brasileiro de 1916 – em que o trabalho feminino estava sujeito à autorização do marido.

No ano de 1934, as mulheres conquistaram a licença-maternidade. A Constituição previa que as mulheres pudessem ficar sem trabalhar um mês antes e um mês após o nascimento do bebê, além da proibição da demissão de gestantes. 

O anticoncepcional, outra conquista que contribuiu para o poder de escolha da mulher em relação ao corpo e à gravidez, foi legalizado e passou a ser comercializado no Brasil em 1962.

As mulheres tiveram uma grande conquista com a Lei Maria da Penha. O objetivo da legislação é criar mecanismos para evitar a violência contra a mulher, isso fez com que muitas brasileiras criassem coragem para denunciar seus agressores. Apesar desta conquista, a violência contra a mulher ainda é algo muito constante no Brasil.

A 4ª Conferência Mundial da Mulher das Nações Unidas, que foi realizada em 1995, em Pequim, estabeleceu 12 metas para garantir o direito das mulheres no mundo. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, entre as metas, estavam itens que têm como objetivo alcançar a saúde materna e igualdade de gênero até 2030.

Apesar das conquistas de direitos e dos avanços que ocorreram ao longo dos anos, ainda há muito a ser avançado para que as metas sejam alcançadas.

Algumas mulheres inspiradoras para conhecer sua história...Malala Yousafzai; Greta Thunberg; Marta; Raíssa Leal..., entre tantas outras.

A data deve ser celebrada para comemorar as conquistas, mas também lembrar-nos de que ainda há muito para ser feito sobre o assunto. Além disso, é importante que este dia jamais passe em branco, pois ele é uma oportunidade para reflexão e aprendizado. 

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!