28 de Agosto, Dia Nacional do Voluntariado!

Por Gislaine Vollet
28.08.2022

 

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608.

Desde então, 1985, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de forma espontânea e sem remuneração para as mais diversas causas de interesse social e comunitário.

No Brasil, o voluntariado segue ativo: se reinventa, inova nas maneiras de atuar e segue reunindo esforços e dedicação, utilizando e valorizando mais do que nunca o trabalho em rede e as conexões.

O trabalho voluntário surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos. Percebe-se o importante papel dos voluntários na construção de um mundo melhor.

No trabalho voluntário, cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. As formas de ação voluntária são variadas e podem ser prestadas presencialmente ou à distância: realizando ações individuais; participando de campanhas; juntando-se a grupos comunitários; trabalhando em organizações sociais; participando de projetos públicos; sendo voluntário em escolas, etc.

Os voluntários são os indivíduos que doam seu tempo para realizar trabalhos sem fins lucrativos. Eles praticam ações que são de interesse social e comunitário, ajudando quem precisa e sendo solidário. 

Então, pode-se definir como voluntário “aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de o fazer.” 

Mesmo com esta característica especial, a data é pouco celebrada fora dos meios voluntários. Diferente de muitas comemorações, esta deveria ser uma data para apresentar de forma mais intensa toda diferença que esta “categoria” faz na sociedade e inspirar aqueles que ainda não descobriram esta brilhante ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Já que o voluntariado traz tantos benefícios, entre eles inclusive a felicidade, já que fazer o bem faz bem, lembre-se: comemorar o Dia Nacional do Voluntariado é também momento de voluntariar e convidar mais pessoas para se engajarem e participarem. É preciso descomplicar, mostrar caminhos e multiplicar inspiração e ação.

Nesse contexto, fato é que cada um pode contribuir com seu tempo, seus conhecimentos e sua experiência, e a combinação de todos os esforços pode ser decisiva para o alcance dos  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, em especial do ODS 10 - Redução das Desigualdades. 

Muitas organizações sobrevivem graças ao trabalho dos voluntários, entre elas algumas bem conhecidas, como a Cruz Vermelha e o Médicos Sem Fronteiras.

Eu acredito na força e no poder transformador do voluntariado!

Eu sou voluntária e 28 de agosto estarei voluntariando!

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!