A força política da mulher

Por Gislaine Vollet
03.11.2022

 

Você, mulher, já se imaginou não podendo votar? 

Não ter o poder de escolher um candidato/a que tenha ideais que te represente? 

Houve uma época em que, infelizmente, as mulheres não podiam votar. Os primeiros passos para mudança dessa realidade foram dados há 91 anos. No dia 3 de novembro de 1930 foi instituído o direito ao voto para ALGUMAS mulheres

Depois de muitos anos de luta, protestos, discussões, reivindicações e uma ampla campanha nacional, o direito de votar foi assegurado pelas mulheres, juntamente com o direito de serem eleitas para os cargos no legislativo e executivo. No entanto, o voto ainda contava com algumas restrições. Ele era somente permitido para as mulheres casadas, que eram autorizadas pelos maridos, e para as solteiras e viúvas que contavam com uma renda própria. 

Em 1934, o Código Eleitoral eliminou essas restrições, porém o voto era apenas obrigatório para os homens. Isso só foi mudar em 1946, quando a obrigatoriedade foi expandida para as mulheres. Apesar desse direito ter demorado para ser instaurado no Brasil, aconteceu mais cedo do que a maioria dos outros países da América Latina. 

O voto feminino no Brasil foi uma conquista obtida por meio do movimento sufragista ligado ao feminismo. Esse movimento exigia que as mulheres deveriam ter acesso à cidadania e participar da escolha dos representantes. Sufragistas são mulheres que lutavam pelo direito ao voto feminino e por atuações femininas de forma ativa na política

O direito ao voto conquistado pelas mulheres é de extrema importância. Antes disso só se observava a sociedade através dos homens, com uma visão de que se as mulheres atuassem na política atrapalharia a “conservação das famílias”, limitando-as aos trabalhos domésticos. Até pensadores iluministas afirmavam que as mulheres têm menor capacidade intelectual para a política.

Nos dias atuais, as mulheres têm seu direito ao voto assegurado pela Constituição Cidadã, promulgada em 1988. O Sistema Eleitoral atual do Brasil é o mais democrático de nossa história, uma vez que permite que todos os cidadãos maiores de 16 anos possam votar.

Com o direito ao voto, nós conseguimos mostrar o que queremos, lutar pelos nossos direitos e ter voz na sociedade. Além disso, evidenciamos nossa capacidade para administrar uma cidade, um estado e um país. Que hoje, 3 de novembro, todas se lembrem da importância da atuação das mulheres na política.

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!