Abraço Guarapiranga 2016: simbólico e verdadeiro


O mundo tem enfrentado diversos problemas nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à natureza, mas a força de uma população unida pode fazer a diferença para começar a mudar toda essa situação. Esse é um ótimo resumo para descrever a importância do evento Abraço Guarapiranga, que acontece anualmente e teve em 2016 sua 11ª edição repleta de cultura e educação.

O evento acontece desde 2006, quando a represa Guarapiranga completou o primeiro centenário, e o objetivo principal é sensibilizar cidadãos, empresas e governo quanto à necessidade de preservação dos mananciais. E o nome 'Abraço Guarapiranga' veio da ação simbólica que é realizada durante o evento na qual todos os presentes promovem um abraço real e coletivo. Ficam todos um ao lado do outro, como num grande círculo, em torno da represa (barragem) e se abraçam.

A nossa usineira Renata Almeida acompanha esse evento desde 2012 e, neste ano, especialmente, foi convidada para participar de uma das reuniões de organização do Abraço 2016. Lá ela teve a oportunidade de conhecer pessoalmente um dos responsáveis pelo evento, o ambientalista Mauro Scarpi, e de conhecer mais de perto também o envolvimento da população. "Este evento tem uma importância significativa em chamar a atenção aos problemas que estamos enfrentando em nossas represas, como poluição, secas, enchentes, destruição dos mananciais por ocupações desordenadas, construção de grandes empreendimentos, etc.", explica Renata.

A cada ano que passa, o 'Abraço Guarapiranga' vem recebendo mais parcerias de ONGs, empresas e instituições educacionais, como faculdades que colaboram promovendo educação ambiental, apresentações culturais e proporcionando um evento rico em cultura e educação. "A cada ano percebo que o número de participantes aumenta e o público é composto por pessoas de todas as faixas etárias, sendo moradores do bairro, estudantes, ambientalistas, professores, famílias, etc.", conta Renata.

Em 2016, o evento aconteceu no início do mês de junho, mas segue abaixo as apresentações que foram realizadas para animar mais pessoas a comparecer no próximo ano.

 

Cronograma:

9h - Saída do Pedal do Abraço da Praça do Ciclista em direção ao Parque da Barragem (grupo de ciclistas que saíram da Paulista e foram pedalando até o evento)

A partir das 9h30:

- Oficinas de sustentabilidade, atividades ambientais, exposições (entre outros: SOS Mata Atlântica, Faculdade Uninove);

- Tenda dos produtores orgânicos de Parelheiros, ONGs, tribo indígena;

- Distribuição de mudas;

- Local para piquenique.

10h - Shows e atividades culturais com os grupos e cantores: Orquestra de Berimbaus Morro do Querosene, Grupo Umoja, Zé Márcio Kaipira Urbano, Banda Zion Gate.

11h - Plantio simbólico de mudas.

12h - Arrastão para o Abraço à Guarapiranga com o Maracatu Grupo Umoja à frente (momento em que todos vão para a barragem promover o abraço).

13h30 - Sarau Clamarte.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!