Dia 24 de outubro é comemorado o dia da ONU

Por Gislaine Vollet
25.10.2021

 

A ideia de se criar a ONU não surgiu de uma hora para a outra. Foram necessários anos de planejamento antes de seu surgimento. Sua antecessora foi a Liga das Nações, uma instituição criada em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial, em 1919, sob o Tratado de Versalhes. O objetivo era promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança. Mas ela deixou de existir quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada no final da Segunda Guerra Mundial para assegurar a resolução de conflitos e a cooperação internacional pós-guerra. Entrou em vigor no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia.

A Organização é, portanto, resultado do trabalho de pessoas que queriam resolver os conflitos mundiais por outros caminhos que não fossem a guerra. Esse ideal de paz resultou na elaboração, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos feitos mais destacáveis da Organização.

 

Entre os objetivos da ONU estão:

• Manter a paz mundial;

• Fomentar as relações entre os países;

• Eliminar a pobreza, a exclusão social e o analfabetismo;

• Incrementar a sustentabilidade;

• Promover o bem social de idosos, crianças, jovens, refugiados, etc.

 

A ONU atua ainda na área da mudança climática, trabalhando com 196 Nações para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2°C, e na área da paz e segurança, colocando mais de 102 mil boinas-azuis em 14 operações no mundo. A organização também luta contra a pobreza extrema, ajudando a melhorar a vida de mais de 1 bilhão de pessoas. Mais de 91 milhões de pessoas em 83 países recebem alimentos e assistência das Nações Unidas. 

Desde a época de sua fundação até hoje, a Organização só tem aumentado. 

Atualmente, a ONU é composta por 193 países, configurando-se como uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de países-membros. Desse total, 51 são os seus fundadores, ou seja, aquelas nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945, o que inclui o Brasil. O último país a aderir à ONU foi o Sudão do Sul, em 2011, ano em que esse país se tornou independente.

Desde 1948, o Brasil participou de mais de 30 operações de manutenção de paz da ONU, tendo cedido um total de mais de 24 mil homens. Integrou operações na África (entre outras, no Congo, Angola, Moçambique, Libéria, Uganda, Sudão), na América Latina e Caribe (El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Haiti), na Ásia (Camboja, Timor-Leste) e na Europa (Chipre, Croácia).

Cada país pode doar uma quantia de dinheiro para a organização. Esse dinheiro é principalmente usado nas missões de paz da ONU, que acontecem em regiões conturbadas, com o objetivo de dissolver os conflitos.

Mas não são só países que fazem parte da ONU. Ela também é formada por organismos especializados, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial, além de outras entidades especializadas em comércio, agricultura e meteorologia.

As principais reuniões acontecem uma vez por ano, pelo menos, com os líderes de todos os países-membros, na Sede, que fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Apesar de ser um órgão internacional importante, a ONU possui as suas limitações, sobretudo quando sua função é conter a emergência de conflitos pelo mundo e diminuir a desigualdade. Mesmo assim, essa entidade é extremamente importante no que se refere às relações diplomáticas internacionais e à questão humanitária em todo o planeta.

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!