Inscrições abertas para premiação de espaços culturais em São Paulo

Por Gislaine Vollet
19.05.2020

 

A 1ª Edição de Premiação de Espaços Culturais Independentes que realizam Atividades Culturais na Cidade de São Paulo pretende reconhecer, através de um prêmio, a legitimidade dos espaços que realizam produção e formação cultural. 

A secretaria Municipal de Cultura entende como:

a. Espaços Independentes: são espaços físicos administrados por produtores, empresários, artistas, grupos e/ou coletivos. Devem contemplar a prática de atividade(s) cultural(ais) - independente da linguagem - realizanda, através de comprovação, programação regular há pelo menos 03 (três) anos;

b. Atividades de difusão de arte e cultura: são aquelas que intencionam o desenvolvimento, fomento, formação e divulgação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais, como por exemplo: apresentações, mostras, intervenções, ensaios abertos, shows, feiras temáticas, saraus, oficinas, cursos, residências técnico-artísticas, workshops, palestras, reuniões e debates;

c. Programação: é um plano de ações específicas para o espaço, que sejam desenvolvidas pontualmente ou a longo prazo, definindo as atividades de difusão de arte e cultura no plano de trabalho.

Os objetivos desta premiação são:

a. Reconhecer os espaços culturais que não possuem apoio e patrocínio do poder público e privado e que realiza atividades culturais;

b. Consolidar o direito à cultura e diminuir as desigualdades sócio-econômico-culturais do município de São Paulo;

c. Contribuir para a ampliação da oferta de atividades culturais, por meio de parceria com os espaços;

d. Potencializar a produção cultural dos espaços culturais independentes;

e. Descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos;

f. Reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções culturais e artísticas nos diferentes distritos e bolsões do município.

 

A Comissão de Seleção deverá distribuir os prêmios e recursos conforme os critérios previstos no edital. Para acessá-lo na íntegra, CLIQUE AQUI.

 

As inscrições estarão abertas até o dia 07/06/2020, no link da Plataforma CAPAC/SMC:

 

Crédito de imagem: Cultura alternativa

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!