Oficina - 'A Agenda 2030 sob a perspectiva da Educação Popular'

Por Thainara Oliveira
19.05.2021

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

É uma agenda que se preocupa com a humanidade como um todo pensando numa mudança de paradigmas e traz consigo uma crítica ao nosso padrão de consumo, à desigualdade social e econômica e a gestão da vida na Terra. A partir disso, cabem algumas questões para pensarmos. Como traduzir uma agenda global para contextos locais? Como mobilizar os governos, as empresas, e as pessoas sobre o tema? Qual a minha responsabilidade nisso? O que posso fazer?

Dentro desse pensamento, a partir do campo de convenciona-se chamar de educação popular que, dentro de várias definições, pode ser compreendida como um campo que valoriza contexto e os saberes dos educandos, além de ser permeado por metodologias que incentivam a participação e o empoderamento, propomos uma formação que procure entender a Agenda 2030 sob o olhar e a perspectiva da Educação Popular.

Ao final desse curso, o participante será capaz de identificar os ODS e construir relações entre elementos da educação popular com a agenda 2030, entendendo como conciliar suas ações enquanto educador e as metas dos ODS.

 

 

SOBRE PAULO REIS: 

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais, Mestre em Ciências Humanas e Sociais e Especialista em Gestão de Projetos e Programas Sociais. Mais de 9 anos de experiência com Educação e mais de 5 anos de experiência em Projetos Sociais, Responsabilidade Social, Formação de Professores, Orientação Pedagógica, Cooperativismo, Educação Popular e Voluntariado.

 

INFORMAÇÕES:

DATAS: 10/06, 17/06, 24/06 (quintas-feiras)

HORÁRIO: 19h30 às 21h30. 

PÚBLICO: Educadores Populares

EDUCADOR: Paulo Reis

FAÇA SUA INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI

Vagas limitadas

 

*Todes receberão Certificado Virtual de participação, tendo no mínimo 75% de comparecimento nos encontros.


Thainara Oliveira

Por Thainara Oliveira

Formada em Direção de Fotografia pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Cursou o Projeto 1ª CENA, atualmente atua na área de Comunicação e Projetos do Coletivo Usina dos Atos.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!