Programa Jovem Monitor Cultural 2022

Por Gislaine Vollet
27.04.2022

 

Estão abertas as inscrições até o dia 04 de Maio para o Programa Jovem Monitor/a Cultural 2022-2023, os/as jovens entre a faixa etária entre 18 e 29 anos poderão enviar candidatura para atuar nos espaços culturais da cidade de São Paulo. Serão selecionados mais de 170 jovens, que durante o período de até dois anos receberão formação teórica e prática sobre políticas públicas e gestão da cultura na cidade, políticas públicas para a juventude, e linguagens e expressões artísticas nos territórios.

O Programa Jovem Monitor Cultural proporciona atividades de formação livre e experimentação profissional.

O jovem monitor atua em diferentes espaços públicos da Secretaria Municipal de Cultura, por exemplo: bibliotecas, centros culturais, teatros, casas de cultura e departamentos. 

Os selecionados precisarão se dedicar ao programa por 30 horas semanais. As atividades de formação teórica, de no mínimo 6 horas semanais, podem incluir rodas de conversa, vivências, laboratórios, espaços de apreciação artística, grupos temáticos entre outras modalidades, em encontros, gerais ou segmentados, no centro, territórios ou em modo remoto (online). As atividades de formação prática, de até 24 horas semanais, são definidas no plano de ação cultural do espaço no qual o jovem atuará, como por exemplo: atendimento ao público, atividades de programação e produção cultural de cada local.

Durante a participação no PJMC, as/os jovens receberão auxílio pecuniário mensal de R$ 1.000 (um mil reais), auxílio refeição de R$ 15 (quinze reais) por dia de atuação, auxílio transporte no valor vigente de um bilhete único mensal integrado, entre metrô e ônibus, seguro de vida coletivo e auxílio atividade remota, tendo como referência o valor médio de serviços de banda larga residencial.

Além de cumprir o requisito da faixa etária, para se candidatar é preciso residir no município de São Paulo há pelo menos um ano, ter completado o ensino médio e, preferencialmente, pertencer a família de baixa renda. 

 

Principais etapas:

Ler o edital disponível AQUI;

Acessar o Portal SP156 e preencher o formulário de inscrição para o Programa Jovem Monitor Cultural;

Acompanhar o andamento e resultados da primeira e segunda fase pelo Diário Oficial e pelo site oficial;

A equipe responsável vai analisar as inscrições conforme os critérios estabelecidos no edital;

 

Após publicado o resultado final do edital, os selecionados serão convocados para preenchimento das vagas disponíveis (previsão de convocação no período entre agosto e setembro).

Uma das novidades da edição de 2022 é a parceria com os postos do Descomplica SP, espalhados pela cidade. Neles, os interessados em realizar a inscrição no Programa, que não possuem acesso à internet, poderão utilizar os equipamentos disponibilizados para acessarem o edital e realizarem a inscrição. Mas fique atento/a, porque para utilizar algum dos equipamentos espalhados pela cidade é necessário realizar o agendamento prévio. 

Saiba mais CLICANDO AQUI.

Dúvidas podem ser resolvidas com os atendentes do portal SP156, através do chat, no e-mail sp156.prefeitura.sp.gov.br, pelo telefone 156, ou ainda pelo e-mail jovemmonitorcultural@gmail.com.

 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA:

Secretaria Municipal da Cultura (SMC)

 

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!