1º de maio — Dia da Literatura Brasileira

Por Gislaine Vollet
01.05.2022

 

A literatura é um direito de todo mundo. Desse modo, promover o acesso ao trabalho de ressignificação da linguagem é também almejar uma sociedade mais digna. Há de se comemorar, no 1º de Maio, data em que brasileiros e brasileiras rendem homenagens à literatura nacional. 

Mas porque em 1º de maio, comemora-se o Dia da Literatura Brasileira?

O Dia da Literatura Brasileira é uma homenagem ao aniversário de José de Alencar.  

José Martiniano de Alencar nasceu em 1 de maio de 1829, e ficou conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país exatamente como ele era, ou seja, com os personagens típicos do Brasil, como o índio e a vida no sertão nordestino. Ele então escreveu romances: indianistas, urbanos, regionalistas e históricos, além de peças teatrais.

Alencar era cearense e, além de escritor, também atuava como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Autor de inúmeras obras que se tornaram clássicas da literatura nacional, como: O guarani (1857), Lucíola (1862) Iracema (1865), O Gaúcho (1870), Senhora  e O Sertanejo (1875), são alguns dos títulos publicados pelo patrono da cadeira de Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras (ABL)

A escolha do dia de nascimento desse escritor para comemorar a importância de toda literatura brasileira deu-se em razão, sobretudo, do empenho de José de Alencar em prol da construção de um conjunto de obras genuinamente brasileiras, com enredos centrados em temáticas nacionais e formuladas em uma linguagem mais próxima possível do português falado no Brasil. Esse projeto nacionalista, que era a bandeira principal do romantismo, teve, portanto, José de Alencar como seu principal representante.

O romantismo, estilo ao qual ele pertencia, é considerado, por alguns estudiosos, o responsável pelo nascimento de uma literatura de fato nacional.

É dia, portanto, de enaltecer a obra deste autor, e também, é uma homenagem aos grandes escritores e às suas belíssimas obras, que passam por uma extensa e rica diversidade de escolas literárias, marcando cada período social e intelectual da história do Brasil. 

A história da literatura divide-se em fases temporais, cada uma com características estéticas, formais e ideológicas específicas, representando, no plano literário e artístico, o pensamento vigente da época de sua ocorrência. No Brasil, essas fases, ou movimentos literários, dividem-se em: 

  • Quinhentismo (1500-1601);
  • Barroco (1601-1768);
  • Arcadismo (1768-1836);
  • Romantismo (1836-1881);
  • Realismo (1881-1902);
  • Naturalismo (1881-1902);
  • Parnasianismo (1881-1902);
  • Simbolismo (1893-1902);
  • Pré-modernismo (1902-1922);
  • Modernismo (1922-1945);
  • Pós-modernismo (1945-1978);
  • Literatura contemporânea (a partir da década de 1970).

Afinal, não podemos esquecer que a literatura de um país é o retrato de seu povo; é um reconhecimento a um elemento cultural fundamental para a construção identitária de uma nação. Dessa forma, a data é mais uma oportunidade de incentivo à leitura e promoção da cultura nacional.

Depois de um bem-sucedida carreira como romancista, ele faleceu em 12 de dezembro de 1877, no Rio de Janeiro.

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!