Usina dos Atos marca presença no Ocupa Cerejeira


A galera da Usina dos Atos participou do evento Ocupa Cerejeira, que aconteceu no Parque do Carmo, região da Zona Leste de São Paulo, e teve duração de três dias. A ação é promovida pelo Movimento Ocuparte há dois anos e sempre acontece no final de semana da Tradicional Festa das Cerejeiras. As atividades culturais programadas aconteceram, principalmente, na Casa de Vidro e no gramado em frente ao lago, ambos locais que são marcas registradas do Parque.

Neste ano, o Movimento Ocuparte convidou 25 coletivos culturais para colaborar com o evento e levar apresentações de diversos tipos para abrilhantar a festa. Teve apresentações de música, poesia, graffiti, contação de histórias, palhaços, artistas de rua, teatro, oficinas ambientais, oficinas de artesanato, cine debates, entras outras tantas atividades.

Nossa participação

Diversos usineiros marcaram presença no Ocupa Cerejeiras, cada um aproveitando um dia diferente. A usineira Alice Labarca esteve presente no primeiro dia do evento. "Cheguei por volta da 12:45 e a organização estava começando a montar o som. Aproveitei então para ir direto à Festa Tradicional das Cerejeiras. Quando voltei ao espaço do Ocupa estava acontecendo um Mic Aberto, no qual as pessoas podiam declamar poesias (de autoria própria ou de terceiros, ouvi uma do Drummond) e cantar músicas. Tudo bem à vontade, qualquer um poderia ir lá", comentou.

Segundo contou a usineira Alice, lá também havia algumas exposições e bancas bem interessantes. "Havia duas barracas: uma com desenhos, camisetas, bottons e uma de tecidos com estampas étnicas. Pude ver também a exposição de fotos do Centro Cezar Baiano, fotos da região, do pessoal que mora por ali, bem interessante. Havia também uma outra exposição que eles ainda estavam montando com textos sobre feminismo e poesias", explicou.

Já no terceiro (e último) dia do Ocupa Cerejeiras, nosso usineiro Caio Cesar e os educandos da 4ª turma do Projeto 1ª CENA, que se encerrou no meio deste ano, foram os que marcaram presença. "Eles apresentaram 8 cenas do espetáculo Adolescer [Indefinido], dessa vez adaptadas para um ambiente aberto, sem todos os recursos que um teatro tradicional possibilita. Foi uma experiência muito bacana, nova para alguns deles", explicou Caio.

Trata-se da peça criada, produzida e encenada pelos educandos do Projeto e feita como um Trabalho de Conclusão do Curso. Adolescer [Indefinido] aborda as diversidades da fase da adoslecência com temas bem atuais, como mostra a sinopse: a·do·les·cer, verbo intransitivo, 1. Crescer em forças. 2. Entrar na adolescência. Adolescer [Indefinido] é um espetáculo teatral juvenil que tem a proposta de trazer diversos olhares sobre a adolescência, com quadros humorísticos e críticos.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!