Gen Pés Descalços


Gen Pés Descalços (Hadoshi No Gen, em japonês) é uma série de mangás criada por Keiji Nakazawa (1939-2012) Inicialmente publicada na Shonen Jump, revista semanal de história em quadrinhos japonesa, entre 1972 e 1973, trata-se da história do pequeno Gen e sua família, vítimas da bomba atômica, proporcionando um emocionante relato sobre o Japão durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Nakazawa tinha apenas seis anos quando a primeira bomba lançada pelos norte-americanos devastou sua cidade natal Hiroshima. O mangá é baseado em suas experiências, uma história semi-autobiográfica.

O autor, pacifista, não poupa críticas ao imperialismo japonês, ao preconceito do povo nipônico om os vizinhos coreanos e à forma como a sociedade trata os sobreviventes da bomba. Estes considerados como monstros, devido às marcas no corpo (produzidas pelos efeitos da bomba). Abandonados pelos governos japonês e norte-americano, este último também foi criticado pela forma como se aproveitou da população, inclusive em testes médicos para saber os danos da bomba, mas sem o propósito de achar uma cura para os efeitos colaterais.

A primeira série lançada no Brasil foi em 1999 pela Editora Conrad, dividida em quatro volumes traduzidos direto do inglês. Em 2011, a editora decidiu republicar a série, mas em seus dez volumes originais, diretamente do japonês, cujo lançamento do último livro acontecerá em breve.

Na década de 80, o mangá foi adaptado em dois filmes, produzidos pelo estúdio Madhouse. Recentemente, a Versátil Home Video lançou os dois filmes em um único DVD, uma edição especial sendo comercializada com exclusividade pela Livraria Cultura.

Conteúdos Relacionados

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!