Dia Internacional da Língua Portuguesa - 5 de maio!

Por Gislaine Vollet
05.05.2022

 

O dia 5 de maio é o Dia Internacional da Língua Portuguesa. A data foi escolhida na 40ª Conferência Geral da UNESCO para celebrar a língua e a cultura de países que têm o português como língua oficial. Portanto, nesse dia, o cinema, a literatura e a música desses países são também homenageados, pois são responsáveis pela preservação do idioma, além de fazer com que ele ultrapasse fronteiras linguísticas e culturais.

A data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também é chamada de Dia da Lusofonia, com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. 

 

Para essa decisão, também foi levado em consideração o fato de que:

  • o português é a língua de nove Estados-Membros da UNESCO;
  • é a língua oficial de três organizações continentais e da Conferência Geral da UNESCO;
  • é falado por mais de 265 milhões de pessoas, além de ser;
  • é a quinta língua mais falada no mundo;
  • e a terceira mais falada no hemisfério ocidental;
  • e a língua mais falada no Hemisfério Sul.

 

Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

Por ser uma data internacional, países que não falam o português também prestam homenagens a essa língua, o que permite que eles tenham, nesse dia, um maior contato com a cultura de países de língua portuguesa. Ao celebrar esse idioma, é possível também incentivar a sua preservação, pois a morte de qualquer língua implica também a morte da cultura relacionada a ela.

O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.    

Cada país está livre para comemorar esse dia da forma que achar melhor. Por isso, escolas e órgãos públicos podem promover eventos sobre a cultura de países de língua portuguesa, incentivar o aprendizado do português como segunda língua (em países nos quais ela não é oficial), como também debater a importância da preservação da língua portuguesa (nos países em que ela é oficial).

O Brasil conta com uma grande homenagem à língua portuguesa: o Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo. Em 2015, um incêndio acometeu o museu, depois de passar por uma reconstrução no edifício da Estação da Luz, o museu renasce novamente.

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA:

ONDE: Praça da Luz, s/n - Luz, São Paulo

Horários: De terça a domingo. Das 9h às 16h30 (permanência permitida até 18h).

Fechamento: O museu fecha às segundas-feiras.


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!