5 de Maio, homenagem aos Líderes Comunitários

Por Gislaine Vollet
05.05.2022

 

O Dia Nacional do Líder Comunitário é celebrado no dia 5 de maio e foi proposto pelo Projeto de Lei 2866/2004 e regulamentada pela Lei nº 11.287, de 27 de março de 2006. 

Esta é uma data festiva, mas também de luta, pois muitos profissionais atuam diretamente nas comunidades e pelo papel político que exercem acabam recebendo ameaças e até mesmo sofrendo agressões físicas. 

O/A líder comunitário/a é aquele/a que busca soluções junto aos governos e legislativos para os problemas do bairro e cidade onde atua. É quem conhece de perto os problemas da comunidade e tem essa preocupação de cobrar providências perante a ausência do poder público, pois é ponto focal para os moradores. O/A líder é a pessoa responsável que faz o intermédio entre a sociedade civil e a gestão pública.

São homens e mulheres que de forma voluntária trabalham em busca de soluções de problemas comuns e benefícios para o grupo que lidera. O indivíduo responsável por ser o porta-voz do povo, é uma figura de grande importância no âmbito popular, pois ajuda a representar as preocupações e vontades da população perante as negociações em busca pelos direitos perante os poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).

O/A líder comunitário/a age seguindo os preceitos básicos dos direitos humanos, da Constituição Federal e de leis específicas de sua localidade. 

Ser Líder Comunitário não é uma tarefa fácil, pois ela demanda organização e bom desempenho nas relações sociais. Afinal, o/a líder comunitário/a está à frente de um grupo de pessoas, lutando pelo bem-estar de todos. A responsabilidade e o amor pelo serviço são a base para o trabalho de um/a líder comunitário/a. O salário vem em forma de carinho e agradecimento pelo trabalho desempenhado.

São mulheres e homens que, na maioria das vezes, abdicam de suas vidas pessoais para trabalhar em prol da comunidade. E para que desenvolva o seu trabalho corretamente, este deve estar a par das necessidades reais da comunidade que representa, ouvindo a todos de modo igualitário e sem preconceitos.

O trabalho dos/das líderes é imprescindível, porque vai além de apenas traçar diagnósticos, é um trabalho que se transforma em luta, em reivindicação. São os/as líderes comunitários/as que lutam e que transformam os anseios de um grupo e pessoas em lutas concretas.

Nesta data, nossos cumprimentos e reconhecimento a todes os/as líderes comunitário/as!

 

FOTO DESTAQUE: Elisângela Leite

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!