8 de maio – Dia do artista plástico

Por Gislaine Vollet
07.05.2022

 

É uma data que as pessoas não celebram, não há divulgação, a maioria das pessoas, além de muitos artistas plásticos, nem lembra dela, mas ela existe.

Em 1950, o dia 8 de maio passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico.  A data corresponde ao nascimento de José Ferraz de Almeida Júnior, um dos maiores e mais importantes artistas plásticos brasileiros do século XIX.

De forma trágica, a vida do artista foi interrompida precocemente quando, aos 44 anos, foi morto por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura do Amaral Gurgel, com quem o pintor manteve um caso amoroso por vários anos. Ele foi assassinado em 13 de novembro de 1899.

Ele foi o precursor da temática regionalista na pintura, introduziu assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira. Ficou conhecido como o primeiro artista plástico brasileiro a retratar em suas obras o realismo regionalista, personagens caipiras e anônimos em situações cotidianas.

Dentre suas belas telas, pode-se destacar: O Violeiro (1899); Caipira Picando Fumo (1893); O Derrubador Brasileiro (1879); Moça com livro (1879).

Mas por que é tão importante reconhecer o valor de um artista plástico? 

Simplesmente porque é impossível imaginar a vida sem a arte. A data serve para homenagear e celebrar uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. Porém, os artistas plásticos não são apenas reconhecidos por suas pinturas, mas também por fazer esculturas e demais instalações artísticas. Trabalhando nas diversas expressões artísticas, esse profissional pode contribuir para a formação das pessoas. É por meio da expressão de seus sentimentos e emoções que o artista plástico leva àquele que contempla sua criação à reflexão, à percepção e à compreensão da realidade

A arte, ou a expressão artística, é uma poderosa válvula de escape que transforma o dia a dia não só de quem a produz como também de quem a consome. 

O mundo das artes é mesmo vasto e inspirador. Aqui no Brasil, a lista de nomes que deixou (e que vem deixando) sua marca artística pelo mundo é extensa e notável, como:

  • Di Cavalcanti;
  • Cândido Portinari;
  • Tarsila do Amaral;
  • Alfredo Volpi;
  • Romero Brito;
  • Beatriz Milhazes;
  • Vik Muniz;

E tem ainda Ana Bella Gaiger, Carlos Vergara, Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Ernesto Neto...

Merecidamente esta data homenageia e ressalta o valioso trabalho destes artistas que embelezam o mundo através de suas magníficas obras de arte. 

Um viva aos artistas plásticos!

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!